p-27

PÃO ITALIANO INTEGRAL MAURI

Tempo de preparo: 02h00 Rendimento: 14 unidades de 425 gramas

INGREDIENTES

Massa:

  • 2,5g de Mistura para Pães Crocantes Mauri
  • 2 kg de Mistura para Pães Leves Integrais Mauri
  • 50g de Fermento Biológico Fresco Mauri
  • 2475g de água gelada

MODO DE PREPARO

1. Colocar na masseira a Mistura para Pães Crocantes Mauri e a Mistura para Pães Leves Integrais Mauri com 70% da água. Misture em primeira velocidade por cinco minutos. Adicionar o Fermento Biológico Fresco Mauri e o restante da água e bater em segunda velocidade até desenvolver ponto de véu grosseiro.

2. Levar para o cilindro e dar oito dobras simples na massa. Cortar pesos de 500g e bolear e deixar descansar por uma hora cobertos com plástico. Em seguida, modelar filão e colocar em assadeiras apropriadas.

3. Levar para câmera frigorífica a 10°C, ou climática na mesma temperatura, e deixar até o dia seguinte. De preferência, deixar os pães cobertos com plástico.

4. Fazer os cortes decorativos, polvilhar farinha na superfície e assar em forno de lastro a 200°C com bastante vapor. Quando o pão ficar dourado, deixe a porta entreaberta para que os pães sequem. O tempo aproximado de forneamento é de 45 minutos (no caso do forno turbo, assar a 180°C com vapor). Nos instantes iniciais, desligar a ventoinha do forno por cinco minutos. Depois ligar novamente. Quando os pães ficarem dourados, puxe a vareta para estancar o vapor e secar os pães. O tempo aproximado de forneamento é de 45 minutos.

Tempo ideal de fermentação: 24 horas.